« Voltar para as notícias

Assembleia Geral da ILA Brasil

Um público de cerca de 60 pessoas prestigiou, no dia de ontem, a Assembleia Geral da Ila Brasil, que celebrou o centenário do Embaixador Geraldo Eulálio do Nascimento e Silva, fundador e primeiro presidente do Ramo Brasileiro da International Law Association (ILA), com uma bela conferência do Prof. Dr. Aziz Saliba, da UFMG.
 
Ao abrir a sessão de homenagem, o Prof. Dr. Marcilio Franca recordou que, em fevereiro de 1980, Nascimento e Silva foi seqüestrado, junto com outros membros do corpo diplomático, durante uma festa na embaixada da República Dominicana em Bogotá (Colômbia), por militantes do M-19. Chegou a levar um tiro de raspão, na perna, durante a invasão. Ficou 61 dias no cativeiro. 15 anos depois, em 1996, um outro grupo guerrilheiro invadiu a casa do embaixador japonês em Lima, no Peru, durante uma festa, e fez mais de 200 reféns, entre eles o então embaixador do Brasil, Carlos Luiz Coutinho Perez. Ao colega diplomata, Nascimento e Silva recomendou: “faça ginástica pela manhã, organize uma rotina para o resto do dia, estude rotas de fuga para uma eventual emergência e pense sempre positivamente.” Apesar do tiro e do longo cativeiro, Nascimento e Silva se recusou a depor contra os seus sequestradores do M-19 e guardou deles boas recordações: "Fiquei amigo de vários. Eles tinham razão em muita coisa. As posições sociais deles eram perfeitamente compreensíveis". Prof. Marcílio ressaltou que levará consigo essas palavras de tolerância do embaixador Nascimento e Silva, tentando também, todos os dias, fazer exercícios, pensar positivamente e estudar rotas de fuga do Direito.
 
A seguir àquelas homenagens, através de votação unânime, o Prof. Dr. Aziz Saliba foi eleito presidente da mais importante e tradicional agremiação de Direito Internacional brasileira, para o triênio 2017-2020, sucedendo assim o Prof. Dr. Marcilio Franca, que concluiu o mandato com um discurso de agradecimento. Na ocasião, também foram eleitos:
 
- Prof. Dr. Salem Hikmat Nasser, Vice-Presidente;
- Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco, Diretor de Estudos;
- Prof. Arnaldo Sobrinho, Secretário-Geral.
 
Concluída a eleição, o Prof. Marcilio Franca manifestou a sua profunda alegria com a escolha unânime do Prof. Saliba "cuja eleição é um reconhecimento ao mérito de um dos mais dedicados e competentes estudiosos do Direito Internacional no Brasil".
 
Ao agradecer os votos recebidos, o Prof. Aziz Saliba assinalou ter sido "um privilégio participar da exitosa gestão 2014/17. Marcílio foi o quarto e mais jovem presidente da ILA Brasil. Dirigiu com serenidade, ética e entusiasmo o ramo brasileiro. Quero agradecer-lhe pela oportunidade de participar como diretor de estudos desta gestão e desejar-lhe sucesso no Conselho Superior. Agradeço ainda aos colegas pelo apoio para presidir a atual gestão. Cumprindo uma conhecida recomendação do Embaixador Nascimento e Silva, pensarei positivamente, de forma a acreditar que teremos condições de dar sequência ao excelente trabalho."
 
O Prof. Dr. Ielbo Lobo, docente do Dri Ufpb e decano entre os sócios presentes à Assembleia Geral, falou em nome de todos os associados da Ila Brasil. Fez questão de parabenizar o ex-Presidente Marcilio Franca e manifestou o seu otimismo com a gestão do Prof. Aziz Saliba.
 
 
FOTO: Um registro dos presidentes Marcílio Franca e Aziz Saliba com o presidente mundial da ILA, o Lord Johnatan Mance, durante conferência em Sófia, Bulgaria.