« Voltar para as notícias

O EXITOSA 3a CONFERÊNCIA NACIONAL DA ILA BRASIL EM BELO HORIZONTE

A longeva, profunda e consistente tradição jurídica mineira é, por todos os brasileiros, conhecida e reverenciada. Grandes juristas mineiros como Victor Nunes Leal, Pedro Lessa, Afonso Arinos, Carmen Lúcia Antunes Rocha, Nelson Hungria, Bilac Pinto, Caio Mário da Silva Pereira, Machado Horta e tantos outros estão para as letras jurídicas nacionais – na cátedra, na magistratura e na advocacia – como Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Paulo Mendes Campos, Adélia Prado ou Afonso Romano de Santana, todos também mineiros, estão para o panteão da prosa e da poesia em língua portuguesa.

No recanto valorizado e sempre aprazível do Direito Internacional, a força do montanhoso torrão mineiro é, do mesmo modo, não menos notável: grandes internacionalistas de ontem e de hoje encontraram naquelas serras o berço natal de onde partiram para mostrar ao mundo a necessidade imperiosa da razão jurídica para que se alcance a paz entre as nações. Referimo-nos ao talento de juristas como o embaixador José Bonifácio de Andrada e Silva, ao conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, a Antônio Carlos Lafayette de Andrada e, certamente, aos juízes da Corte Internacional de Justiça, José Sette Câmara, Francisco Rezek e Cançado Trindade. Na interseção entre a literatura e o Direito Internacional, uma outra estrela mineira brilha com singular importância e grande intensidade: João Guimarães Rosa, o universal cidadão de Cordisburgo (MG), que durante muitos anos chefiou com enorme competência técnica a complexa Divisão de Fronteiras do Itamaraty. Com esta ampla legitimidade, a ILA Brasil tem a satisfação de unir-se à Faculdade de Direito da UFMG, à Faculdade de Direito D. Hélder Câmara, à Universidade de Itaúna, à FAPEMIG, ao CNPQ, à União Europeia e à Cátedra Jean Monet de Estudos Europeus para sediar em Belo Horizonte a sua 3ª. Conferência Nacional. Depois de João Pessoa e Rio de Janeiro, é Belo Horizonte quem acolhe a reunião nacional da mais tradicional organização de estudiosos do Direito Internacional, das Relações Internacionais e do Direito Comparado.

Confira os registros fotográficos completos no perfil da ILA Brasil no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100005605878795&sk=photos&collection_token=100005605878795%3A2305272732%3A69&set=a.438175826379276&type=3&pnref=story