« Voltar para as notícias

SALEM NASSER DEBATE "ESTADO ISLÂMICO" E SUA ATUAÇÃO NO ORIENTE MÉDIO

Salem Nasser, membro da International Law Association - ILA Brasil, debateu no programa Painel, da Globo News, o surgimento e implicações da atuação do "Estado Islâmico", no Oriente Médio. O programa foi ao ar  sábado, 30.08.

Compreender como as discussões estabelecidas no panorama internacional sobre o "Estado Islâmico" ou "ISIS" foram postas na pauta do Direito e das Relações Internacionais, tornou-se relevante. Daí a importância, também, de analisar os pontos de vista expostos pelos debatedores sobre como  a Organização das Nações Unidas e países vizinhos estabelecem suas estratégias para barrar o clima de terror na região.

Este grupo muçulmano extremista foi "fundado" em 2004 no Iraque, inicialmente como um braço da rede terrorista Al-Qaeda– com o qual romperia posteriormente. Até recentemente, o grupo era conhecido como Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL, ou ISIS na sigla em inglês) e tem chamado a atenção do mundo pelas barbáreis patrocinadas.

O debate foi veiculado na Globo News, no programa Painel, ancorado por William Waack e pode ser visto na integra, por assinantes, no endereço: http://globosatplay.globo.com/globonews/globonews-painel/